terça-feira, 30 de novembro de 2010

Palestra sobre doação de sangue encerra as ações da campanha

No último dia 25 de novembro, o auditório da Uniron Shopping foi palco da palestra sobre doação de sangue, ministrada pela assistente social Maria Luiza Pereira, responsável pela captação de doadores na Hemorede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

A palestra ressaltou a importância da doação e fechou as ações da Campanha "Uma atitude. Uma vida", desenvolvida pelos acadêmicos do 4º período do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Uniron, para sensibilização da população de Porto Velho. A campanha foi ao ar durante a Semana Nacional do Doador Voluntário, em TV, rádio, ações promocionais em pontos da cidade e foi patrocinada por empresas da Capital.

Além de esclarecer os estudantes e convidados, o momento trouxe muitos subsídios para que as pessoas possam fazer sua opção entre ser ou não um doador de sangue.

A Fhemeron atende toda a rede estadual de saúde, e necessita constantemente de doações, uma vez que a população ainda não tem o costume de doar sangue.

De janeiro a novembro deste ano, segundo dados da Fhemeron, foram coletadas 35 mil bolsas de sangue e utilizadas 26 mil. O maior problema, que é mundial, é a raridade do tipo de Negativo. A preocupação também aumenta com a chegada das festas de final de ano, quando geralmente aumenta o número de acidentes e violência.

A palestra também contou com o depoimento de Leandro de Medeiros. O público acompanhou o testemunho sobre o drama vivido por ele e sua família no ano de 2005 quando sofreu um grave acidente automobilístico no Rio de Janeiro, que quase lhe tirou a vida. Leandro sabe muito bem a importância da doação de sangue, afinal deve sua vida, entre outros fatores, às 29 bolsas de sangue que tomou durante o ano que ficou hospitalizado. Leandro é marido de Rosana Rosa, uma das acadêmicas que faz parte da campanha.


Doação


E para doar, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar acima
de 50kg, e estar saudável. Não podem doar pessoas diabéticas, anêmicas, com história recente de DST, pessoas que contraíram hepatite após os 10 anos de idade, dentre outras enfermidades.

500ml é a quantidade de sangue doada (possuímos em torno de 5 litros no organismo), e com essa doação são salvas, em média, três vidas, uma vez que o sangue é dividido em plasma, hemácias e plaquetas, podendo ser utilizado em diferentes receptores.

Os homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem fazer a doação três vezes ao ano, com o intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DO DOADOR - Fhemeron realiza programação especial e acadêmicas de PP da Uniron doam sangue


Ontem, 25 de novembro, foi o Dia Nacional do Doador de Sangue e em comemoração a esta data tão especial, a FHEMERON realizou uma programação especial com distribuição de brindes aos doadores. Além disso, pela parte da tarde acadêmicos do 4º Período de Propaganda e Publicidade da Uniron estiveram na Fundação para encerrar as atividades da campanha “Uma atitude. Uma vida”, criada por eles.

A campanha que teve início dia 20, foi propagada em várias mídias com o uso de banners, folders, camisetas e divulgação em spot para rádio e VT para as Tvs locais, além de expor as ações no Twitter e no blog. A meta inicial era angariar 1.500 bolsas de sangue, suprindo assim a necessidade de mais doadores para complementar o estoque da Fundação.

A divulgação da campanha, composta por Tv, Rádio, ações e impressos conseguiu levar um bom número de pessoas a doarem sangue na Fundação. "A Fhemeron está lotada, a gente conseguiu mais do que só divulgar pra alcançar a meta, conseguimos conscientizar essas pessoas que estão aqui sobre a importância de doar" disse Neuma Oliveira, que integra a equipe da campanha.

O encerramento da campanha incluia a doação de sangue pelos alunos que estivessem aptos. As acadêmicas Janaína Brito, Laís Mello e Melina Uchôa (fotos abaixo) aproveitaram o momento para também participar e doar sangue. Depois de passarem pela triagem e a entrevista, as três foram encaminhadas até o setor de doação. Fizeram um pré e pós lanche, em seguida ganharam, cada uma, um kit da Fundação.


"Agora sim, a gente literalmente deu o sangue por essa campanha" brincou Janaína.

A última ação da campanha foi a palestra da assistente social da Fhemeron Maria Luísa, mas isso é assunto pra outro post...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ação Eletrobrás Rondônia

Uma campanha como a nossa precisa de parceiros e na terça feira ganhamos mais um. Recebemos a notícia que a Eletrobrás Rondônia queria que nós fizéssemos uma ação lá com seus servidores, e nós, é claro não recusamos. A ação foi realizada ontem pela manhã.
Ao chegar lá, percebemos que a empresa tem uma política muito bacana de conscientização, trabalhando com projetos que estimulem a sustentabilidade e o espírito social nos seus colaboradores.
Nossa equipe foi muito bem recebida e durante duas horas foi acompanhada pelas servidoras Rita Mendes e Vanessa Vasconcelos que percorreram toda a unidade ajudando da divulgação.

Gostaríamos de agradecer a Eletrobrás Rondônia, pela oportunidade dada para que divulgássemos nosso trabalho e agradecer ao carinho de todos os colaboradores que nos receberam muito bem e se proporam a ajudar e doar sangue.

Confira algumas fotos da ação.









quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ações 24/11

Agora a tarde, a equipe concedeu uma entrevista ao repórter da Tv Rondônia, Marcelo Winter, falando sobre o projeto e o objetivo da campanha.

A matéria pode ser conferida no Amazônia Tv do dia 25 às 12h.


Depois os acadêmicos seguiram para a Uniron Campus II, para panfletagem nas salas.


E pra fechar a ação da noite, aproveitamos a realização do Seminário promovido pelo Estadão, no auditório do Campus, pra dar nosso recado aos comunicólogos presentes.

Equipe do Rondoniaovivo.com acompanha nossas ações

Ontem uma equipe do Rondoniaovivo.com nos acompanhou nas ações noturnas. Confira a matéria que eles fizeram sobre as ações da campanha.

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Uniron realizam ação na FHEMERON e faculdades

No final da tarde de terça-feira (23) acadêmicos do 4º período de Publicidade e Propaganda da Uniron estiveram na Fundação Hemocentro de Rondônia (FHEMERON) acompanhando a doação de sangue de dois doadores, que seriam utilizados como personagens para uma matéria da TV Rondônia.

Os acadêmicos desenvolvem a campanha “Uma atitude, uma vida”, que visa incentivar o maior número de pessoas a doarem sangue, visando principalmente a comemoração do Dia do Doador de Sangue, que acontece nesta quinta-feira (25). Uma série de ações programadas e desenvolvidas pelo grupo propaga as benesses das doações e a necessidade que a própria Fundação precisa para a manutenção do estoque. Hoje são necessárias cerca de 100 bolsas de sangue ao dia.

DOADORES

Rodrigo Péricles de Ferreira Rodrigues (AB positivo), 23 anos, é doador há cinco anos e pelo menos três vezes ao ano ele comparece a FHEMERON. Ele conta que foi incentivado pela própria mãe, que trabalha da área da saúde e que o convenceu com o argumento de que o ato de doar é uma forma de ajudar o próximo.

O doador disse que mesmo doando três vezes ao ano em situações de emergência ele atende a Fundação sem problema algum. “A minha última doação foi um caso de necessidade e vim até aqui com prazer, pois sei que posso estar salvando uma vida”, disse.


Sobre a campanha solidária dos acadêmicos da Uniron, Rodrigo disse que acha ótima e muito positiva a iniciativa, inclusive fez questão de ressaltar que graças a uma campanha ele se tornou doador. Conta ele que vinha pela rua Presidente Dutra, região central de Porto Velho, acompanhado de sua mãe, quando viu o veículo da Sesau de coleta de sangue estacionado. Sua mãe então o incentivou a doar. “Não vi problema algum, inclusive tenho um primo, que também é doador, incentivado pela minha tia. É um ato de solidariedade e gostamos de ajudar”, concluiu.

Outro doador, Cleiton Felipe Moura Ribeiro (O negativo), de 26 anos, é iniciante e pela primeira estava doando sangue. Por acreditar estar sendo útil com a sociedade e fazer parte do grupo de doadores que integram a FHEMERON, Cleiton disse estar contente.

Ele ressaltou que era para ter doado antes, mas um incidente o atrasou. Uma picada de abelha ocorrida há duas semanas acabou fazendo com que ele aguardasse 10 dias – na verdade sete dias bastariam - para estar apto a doar.



Sobre a campanha “Uma atitude, uma vida”, dos acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Uniron, disse ser necessária e oportuna. “Se com campanhas dessa natureza já tem um déficit alto, avalie se não tivesse, como seria?”, disse.

Por problemas técnicos a matéria que seria gravada pela TV Rondônia acabou sendo adiada para esta quinta-feira (25), quando a pauta será estendida não só aos doadores como também focalizará a campanha dos acadêmicos.



AÇÃO NAS FACULDADES

Complementando as ações de divulgação da campanha “Uma atitude, uma vida”, na noite de terça-feira ainda os acadêmicos visitaram os estudantes do curso de Enfermagem da FATEC, onde panfletaram, propagaram a necessidade de doar sangue, com ênfase no dia do Doador de Sangue. Na explanação nas salas de aula foram divulgados local e horários para doação, além de esclarecer dúvidas. As informações podem ser obtidas nos telefones 3216-2234 ou através do 0800-642-5744.

Panfletagem e esclarecimentos também foram realizados na própria Uniron, com visitações nas salas e distribuição de panfletos.

A receptividade nas faculdades foi motivadora à equipe responsável pela ação, que soube ser prestativa nas informações e pontuaram com propriedade cada detalhe da campanha “Seja solidário, salve vidas”.


Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidas no blog: www.salvevidasro.blogspot.com ou através do Twitter: @savelvidasro

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ações de hoje



E nossa campanha segue firme e forte. Debaixo de sol ou chuva, dentro de uma empresa ou no meio da rua, nossa galera enfrenta qualquer coisa em prol da campanha. Hoje de manhã teve ação na Alfa Casa e Construção e depois panfletagem na Avenida Sete de Setembro.

Confira umas fotos da ação:

NA ALFA:




Na Sete de Setembro:




Gostou? Hoje a noite os trabalhos continuam com abordagem nos Campus I e II da Uniron e amanhã tem abordagem na Eletrobrás Rondônia.

Fica ligadinho no blog que sempre tem novidades sobre a campanha mais solidária de Rondônia.

Aproveita esse fim de tarde pra ir lá na Fhemeron doar sangue.

Uma atitude, Uma vida. Alguém pode estar precisando de você!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VT Uma atitude. Uma vida.

Nossa campanha já está no ar firme e forte. São Banners, cartazes, VTs, Spots, panfletos, camisetas e muito mais da campanha mais solidária de Rondônia.

Ainda não viu nosso VT?

Então aproveita e dá uma olhadinha.



Ficou show de bola, né?

Então aproveita, corre pra Fhemeron e doe aquilo mais importante que você possui: VIDA.

Uma atitude. Uma vida. Alguém pode estar precisando de você!

domingo, 21 de novembro de 2010

Primeira ação da campanha “Uma atitude. Uma vida” é realizada com sucesso.

A primeira ação, que iniciou a campanha, foi realizada neste sábado, 20, durante o Feirão da Saga.

A campanha “Uma atitude, uma vida” teve sua primeira ação na manhã deste sábado, 20, na Saga da Av. Jorge Teixeira, durante o feirão da concessionária. Durante toda a manhã os acadêmicos abordaram clientes e vendedores explicando a campanha, tirando dúvidas sobre doação de sangue e captaram doadores que foram encaminhados a Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron).

Durante a manhã foram captados doadores, a maioria deles funcionários da própria concessionária. Seis deles foram levados pra Fhemeron pra doação durante a ação dos acadêmicos. Naiara, Antônio, Johnson, Fábio, Diogo (cliente) e Nilson nunca tinham doado sangue e ficaram super animados com a idéia. Quem doar sangue até quinta feira, ganha uma camiseta da campanha e concorre a brindes que serão sorteados pela Fhemeron no dia 25 de novembro, dia do Doador de Sangue.


Tainá e Gabi entregando a camisa da campanha pro Fabio.

Gabi, Antônio, Naiara, Diogo e Tainá.

Gostaríamos de agradecer a Nicolau Cernov, gerente da Saga, que desde o primeiro momento é parceiro da campanha e nos ajudou bastante, conversando e convencendo seus funcionários a doar.

A ação na Saga continua hoje pela manhã e visa arrecadar mais doadores.

Então aproveita, passa lá na Saga, toma um refri geladinho, come um espetinho delicioso, conhece nossa campanha e tome uma atitude que salva várias vidas.

Não se esqueça, alguém pode estar precisando de você.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ações da campanha "Uma atitude. Uma vida" iniciam amanhã

Os acadêmicos do 4º período de Publicidade e Propaganda da Uniron iniciam neste sábado, dia 20, as ações da campanha em comemoração ao Dia do Doador de Sangue, 25 de novembro.

A campanha “Uma atitude, uma vida” terá sua primeira ação na manhã deste sábado na Saga da Av. Jorge Teixeira, durante o feirão da concessionária. Durante toda a manhã os acadêmicos farão abordagem com os clientes e vendedores do feirão, conscientizando os presentes da importância de doar sangue e tirando eventuais dúvidas sobre doação. Além disso, a Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron) estará aberta até o meio dia para os interessados em doar e disponibilizará dois veículos para o transporte dos doadores captados no feirão até a unidade de coleta de sangue.

O gerente da Saga, Nicolau Cernov, ressaltou a importância da campanha na formação acadêmica dos estudantes. "Ações como essa mostram que a faculdade é muito mais que o conhecimento teórico, são essas ações que formam um excelente profissional e a Saga apoia essa causa, não somente pela vontade dos acadêmicos em fazer dar certo, mas principalmente pela importância do tema da campanha"


A nossa equipe estará amanhã no Feirão das 09h às 12h na Saga da Avenida Jorge Teixeira com Jacy Paraná, em frente ao Rondon Palace Hotel. Você pode acompanhar aqui pelo blog, estaremos postando informações e fotos durante a ação.

Convidamos nossos leitores, amigos e patrocinadores pra amanhã se juntarem a nós na Saga e fazermos todos um grande início de campanha.

Até lá.

Banco de sangue de Cacoal organiza dia do doador voluntário

No próximo dia 25 de novembro se comemora o Dia nacional do doador de sangue, para atrair novos doadores o Banco de Sangue de Cacoal (Hemocentro) vai realizar uma programação especial. De acordo com o médico responsável pelo Hemocentro, Arthur Freiire, haverá café da manhã e distribuição de brindes entre os doadores que doarem sangue neste dia.





Doadores fidelizados e eventuais

Atualmente o banco de sangue conta com um bom estoque, graças principalmente as coletas externas, como as realizadas recentemente nos municípios de Pimenta Bueno e Espigão d’Oeste, onde a adesão de novos doadores costuma ser considerável. Ainda segundo o médico os doadores fidelizados são os que mais frequentam o banco de sangue – os homens podem doar a cada 90 dias e as mulheres a cada 120 dias. Porém, a ação objetiva é fidelizar os doadores esporádicos, como explicou a responsável pelo setor de captação de doadores, Maria José.

Aumento da demanda

A principal preocupação é quanto ao funcionamento do Hospital Regional (HR). Atualmente a unidade funciona parcialmente, mas a preocupação se faz quanto ao funcionamento total, pois irá, segundo expectativas, triplicar a demanda de sangue no município, já que a unidade vai atender pacientes de casos de média e alta complexidade de toda a região central do estado, com cirurgias e outros procedimentos que costumam exigir grande quantidade de sangue.

Condições para doar

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50 kg. Pessoas que tenham contraído dengue devem aguardar seis meses para poder doar, assim como pessoas que tenham sido vacinadas contra a Influenza A (H1N1), que precisam esperar o prazo de dois meses para doarem sangue novamente.

Mais informações

O banco de sangue funciona em sede provisória no antigo prédio da Idaron, na avenida Castelo Branco (marginal da BR 364), próximo ao setor de cerâmicas, de segunda à sexta-feira durante todo o dia, a partir das 07h30min. O Hemocentro conta com serviço de busca de doadores, para quem não dispõe de veículo próprio. O telefone para mais informações é o (69) 3441.0823.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tire suas dúvidas sobre doação de sangue

De acordo com informações da Fundação Hemocentro de Rondônia (FHEMERON) são necessárias cerca de 100 bolsas de sangue ao dia para a manutenção do estoque.
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue. O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que pelo menos de 3 a 5% da população de um país seja doadora, porém a população deixa de doar por medo ou insegurança.

Essa insegurança é muitas vezes causada por mitos que circulam por aí. Essas informações errôneas causam receio em doadores em potencial prejudicando os bancos de sangue que sofrem com a falta de doadores.

Abaixo seguem algumas dúvidas mais comuns sobre a doação de sangue:

Vou contrair alguma doença se doar sangue?
Não se contrai doença doando sangue. Todo o material utilizado na coleta do sangue é
descartável, eliminando qualquer possibilidade de transmissão de doenças.

Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
Não engrossa nem afina o sangue, é apenas um mito.

Doar sangue vicia?
Não. A doação de sangue não está relacionada a nenhuma dependência.

Fiz uma tatuagem há um ano. Posso doar?
Sim. Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue.

Tomei vacina para Hepatite B. Posso doar sangue?
A vacinação contra a Hepatite B impede a doação por 48h. Após esse prazo, pode doar normalmente.

A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?
Sim.

O uso de medicamento pode impedir alguém de doar? E se estiver tomando antibióticos ou anti-inflamatórios?
O uso de medicamento deve ser analisado caso a caso. Antes de doar consulte o Serviço de Hemoterapia. No caso dos antibióticos, depende do porque se está utilizando. Para infecções simples, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose tempo maior para liberação do candidato à doação. Não se esqueça de informar o nome do anti-inflamatório ou do antibiótico que você está tomando.

Quanto tempo dura a doação?
O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos.

Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doador?
O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

Quem estiver fazendo tratamento homeopático pode doar sangue?
Sim.

Grávidas podem doar sangue?
Não. Mas se o parto for normal, a mulher pode doar depois de 3 (três) meses. Em caso de cesariana, 6 (seis) meses. Se estiver amamentando, somente pode doar 12 (doze) meses após o parto.

É necessário estar em jejum para doar sangue?
O doador tem que estar alimentado e descansado, evitar alimentação gordurosa nas 4 (quatro) horas que antecedem a doação.

Quem tem diabetes pode doar sangue?
Se a pessoa que tenha diabetes estiver controlando apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e não apresente alterações vasculares, poderá doar. Caso ela tenha utilizado insulina uma única vez, não poderá doar.

Agora que você já tirou suas dúvidas, que tal ter uma atitude que pode salvar vidas?
Não se esqueça, alguém pode estar precisando de você.

Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com a Fhemeron pelos telefones 3216-2234 ou ligue grátis 0800 642 5744

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Uma atitude. Uma vida

Seja bem-vindo ao Blog "Salve Vidas RO", o blog da solidariedade.

Este blog faz parte da campanha "Uma atitude. Uma vida" desenvolvida pelos alunos do 4º período de Publicidade e Propaganda da Uniron para a Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron).

A CAMPANHA
Uma atitude. Uma vida” é o título da campanha publicitária de acadêmicos do curso de Comunicação Social da Uniron desenvolvida para a Fhemeron. Baseada na solidariedade, as peças publicitárias serão veiculadas no período de 20 a 25 de novembro em Tv, rádio, internet e contam com outdoors, cartazes, panfletos, folders, banners, faixas, filipetas e ações promocionais em pontos da cidade e empresas da capital. Além disso, também foram criados um blog (www.salvevidasro.blogspot.com) e um perfil no twitter (www.twitter.com/salvevidasro) para a divulgação de mais informações sobre a campanha, as ações, e principalmente, sobre o ato de doar sangue.

A campanha foi idealizada como projeto de extensão sob coordenação da Profª. Ms. Maria Angela de Lima e envolve as disciplinas Redação Publicitária II, ministrada pela mesma professora e Criação Publicitária, com o Prof. Jackson Robles.
PARCEIROS QUE TIVERAM UMA ATITUDE SOLIDÁRIA:
Rondoforms, New Gráfica, Color Press, Aplik, Gráfica Líder, Lectus Uniformes, Rondoniaovivo.com, TudoRondonia.com.br, ocombatente.com, rádios Transamérica, 95 FM, Rádio Caiari, Autoclin, Saga, Drogaria Econônica e Uniron.
Tome uma atitude pela vida você também. Alguém pode estar precisando de você.