terça-feira, 30 de novembro de 2010

Palestra sobre doação de sangue encerra as ações da campanha

No último dia 25 de novembro, o auditório da Uniron Shopping foi palco da palestra sobre doação de sangue, ministrada pela assistente social Maria Luiza Pereira, responsável pela captação de doadores na Hemorede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

A palestra ressaltou a importância da doação e fechou as ações da Campanha "Uma atitude. Uma vida", desenvolvida pelos acadêmicos do 4º período do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Uniron, para sensibilização da população de Porto Velho. A campanha foi ao ar durante a Semana Nacional do Doador Voluntário, em TV, rádio, ações promocionais em pontos da cidade e foi patrocinada por empresas da Capital.

Além de esclarecer os estudantes e convidados, o momento trouxe muitos subsídios para que as pessoas possam fazer sua opção entre ser ou não um doador de sangue.

A Fhemeron atende toda a rede estadual de saúde, e necessita constantemente de doações, uma vez que a população ainda não tem o costume de doar sangue.

De janeiro a novembro deste ano, segundo dados da Fhemeron, foram coletadas 35 mil bolsas de sangue e utilizadas 26 mil. O maior problema, que é mundial, é a raridade do tipo de Negativo. A preocupação também aumenta com a chegada das festas de final de ano, quando geralmente aumenta o número de acidentes e violência.

A palestra também contou com o depoimento de Leandro de Medeiros. O público acompanhou o testemunho sobre o drama vivido por ele e sua família no ano de 2005 quando sofreu um grave acidente automobilístico no Rio de Janeiro, que quase lhe tirou a vida. Leandro sabe muito bem a importância da doação de sangue, afinal deve sua vida, entre outros fatores, às 29 bolsas de sangue que tomou durante o ano que ficou hospitalizado. Leandro é marido de Rosana Rosa, uma das acadêmicas que faz parte da campanha.


Doação


E para doar, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar acima
de 50kg, e estar saudável. Não podem doar pessoas diabéticas, anêmicas, com história recente de DST, pessoas que contraíram hepatite após os 10 anos de idade, dentre outras enfermidades.

500ml é a quantidade de sangue doada (possuímos em torno de 5 litros no organismo), e com essa doação são salvas, em média, três vidas, uma vez que o sangue é dividido em plasma, hemácias e plaquetas, podendo ser utilizado em diferentes receptores.

Os homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem fazer a doação três vezes ao ano, com o intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário