No próximo dia 25 de novembro se comemora o Dia nacional do doador de sangue, para atrair novos doadores o Banco de Sangue de Cacoal (Hemocentro) vai realizar uma programação especial. De acordo com o médico responsável pelo Hemocentro, Arthur Freiire, haverá café da manhã e distribuição de brindes entre os doadores que doarem sangue neste dia.
Doadores fidelizados e eventuais
Atualmente o banco de sangue conta com um bom estoque, graças principalmente as coletas externas, como as realizadas recentemente nos municípios de Pimenta Bueno e Espigão d’Oeste, onde a adesão de novos doadores costuma ser considerável. Ainda segundo o médico os doadores fidelizados são os que mais frequentam o banco de sangue – os homens podem doar a cada 90 dias e as mulheres a cada 120 dias. Porém, a ação objetiva é fidelizar os doadores esporádicos, como explicou a responsável pelo setor de captação de doadores, Maria José.
Aumento da demanda
A principal preocupação é quanto ao funcionamento do Hospital Regional (HR). Atualmente a unidade funciona parcialmente, mas a preocupação se faz quanto ao funcionamento total, pois irá, segundo expectativas, triplicar a demanda de sangue no município, já que a unidade vai atender pacientes de casos de média e alta complexidade de toda a região central do estado, com cirurgias e outros procedimentos que costumam exigir grande quantidade de sangue.
Condições para doar
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50 kg. Pessoas que tenham contraído dengue devem aguardar seis meses para poder doar, assim como pessoas que tenham sido vacinadas contra a Influenza A (H1N1), que precisam esperar o prazo de dois meses para doarem sangue novamente.
Mais informações
O banco de sangue funciona em sede provisória no antigo prédio da Idaron, na avenida Castelo Branco (marginal da BR 364), próximo ao setor de cerâmicas, de segunda à sexta-feira durante todo o dia, a partir das 07h30min. O Hemocentro conta com serviço de busca de doadores, para quem não dispõe de veículo próprio. O telefone para mais informações é o (69) 3441.0823.
Nenhum comentário:
Postar um comentário